søndag den 16. september 2012

Introdução para Handebol Adaptado


1 INTRODUÇÃO
1.1  APRESENTAÇÃO DO TEMA E JUSTIFICATIVA
O ditado popular diz que a vida começa aos 40. É acreditando nisso que a cada dia mais pessoas deixam de lado a vergonha e o preconceito e passam a buscar uma melhor qualidade de vida na terceira idade, onde já é comum encontrar idosos em academias de ginástica. A conhecida imagem do vovô sentado em casa vendo televisão está sendo substituída pela dos idosos ativos. Eles estão nos teatros, shows e bailes e praticam cada vez mais atividades físicas. São conscientes de que a velhice é para ser vivida com intensidade. Mais difundido e popular, os esportes coletivos parecem levar vantagem sobre os individuais, na sua prática, principalmente porque contém o componente social que implica na troca de energia e comunicação afetiva seja com os companheiros, seja com os adversários.
A prática dos esportes coletivos torna-se mais importante ainda para os indivíduos da terceira idade, porque além dos benefícios para o corpo e para a saúde proporcionam, nos aspectos mentais e psicológicos, oportunidades de reconhecimento, solidarização, troca de informações, de opiniões e outras atitudes positivas para uma melhor condição de vida. Visto a intima relação entre saúde e qualidade de vida a OMS introduziu o esporte como ação profilática e indispensável às todas as idades. Assim a atividade física em geral e o esporte em especifico, são associados à idéia de saúde, transformando-se num valor que é compartilhado por vários segmentos populacionais. O desporto faz parte da preocupação de se fazer, adaptar, criar, transformar o corpo, é um espaço onde o corpo tem voz e fala, mantém dialogo com a natureza exterior, quer ele seja praticado por crianças, jovens, adultos ou idosos, em todas as idades o desporto é a concretização da esperança, da necessidade de viver.
          Perspectivar a qualidade de vida para o idoso é papel da sociedade e através da prática desportiva que é o papel do profissional de educação física, sendo que a cada dia cria-se novas alternativas de introduzi-los ao meio do desporto, haja vista os benefícios a nível bio-psico-social em que o mesmo alcança. O desporto trás em si a superação, o rendimento e a vida. Sobre o olhar do idoso, o objetivo antes inalcançável, agora superável, onde a solidão substituída pelo companheirismo, sobre a ótica da beleza e plasticidade do corpo em movimento. O desporto para o idoso vem objetivar a prática desportiva para formação de uma “sociedade lúdica” no qual o princípio da igualdade e da oportunidade revela-nos a continuidade da vida.

1.2  ABORDAGEM GERAL

Na cidade de Descalvado, localizada no Estado de São Paulo, iniciou o “PROJETO ATLETA FELIZ NA 3ª IDADE” (PAF), cujo objetivo principal é desenvolver programas esportivos para indivíduos com idade avançada, a fim de que contribuam para o aprimoramento integrado de todas as suas potencialidades físicas, morais e psíquicas, independentemente das diferenças de raças, religiões e níveis sociais, proporcionando aos mesmos além de uma melhor qualidade de vida, a formação de um ser humano conhecedor e crítico de sua realidade e de seu contexto, capaz de compreendê-los e transformá-los.
O Handebol Adaptado surgiu da necessidade dos atletas da 3ª idade em praticar uma atividade física mais dinâmica e empolgante do que as atualmente oferecidas, que ao mesmo tempo em que lhes proporcionassem prazer e se sentissem seguros ao praticá-lo. Foi com base nestas necessidades que surgiram as adaptações às regras do Handebol. E será assim que perante o mundo em permanente ebulição, com a sociedade cada vez mais individualista e exigente, que nossos idosos irão á cada dia conquistar o tão merecido respeito e consideração das demais gerações, resgatando sua importância dentro da sociedade.
Atentos a criação desta nova modalidade, foi criado a equipe de Handebol Adaptado da Superidade na cidade de Itajaí. Atualmente conta com 58 atletas da terceira idade, sendo 10 homens e 48 mulheres, reunindo-se para treinar duas vezes por semana durante uma hora e meia, com idade entre 49 e 77 anos de idade.

2 TREINAMENTO ADEQUADO À TERCEIRA IDADE

          Frente à série de limitações que a idade impõe á saúde, questiona-se a prática de atividades esportivas até as idades avançadas, haja vista que a prática não orientada realmente pode causar danos ao aparelho locomotor e ao sistema cardiorrespiratório, sendo que do ponto de vista médico, uma atividade esportiva só é recomendada quando o risco é inexistente ou muito pequeno para a pessoa que pratica a modalidade esportiva, de modo que o exame médico se mostra necessário antes de iniciar uma atividade esportiva. A pré-avaliação médico-desportiva não deve ater-se somente as contra-indicações, alem dos dados referentes à saúde do testando, deve averiguar o desempenho atual, tendo em vista suas possibilidades atuais de carga.
          Quem treinou desde sua juventude conhece sua capacidade de desempenho e capacidade de suportar carga, no entanto se a atividade esportiva foi interrompida por vários anos e este mesmo indivíduo retorna à prática, há uma série de alterações no organismo deste, principalmente na sua capacidade de treinabilidade, sendo que sob determinadas condições podem levar a erros subjetivos de estima causando uma série de problemas ao organismo. Para evitar erros com relação a uma estima de exercícios é necessário se ater a alguns princípios. O treinamento na velhice orienta-se pelos princípios do treinamento “normal”. Os efeitos do treinamento dependem dos componentes da carga: intensidade do estimulo, densidade do estimulo, duração do estimulo, abrangência do estimulo e freqüência do treinamento. Devido à baixa capacidade motora e resistência muscular deve-se desenvolver com restrições as aptidões de força e velocidade e dar ênfase à aptidão cardiorrespiratório devido ao seu grande quesito a saúde.

2.1 MODALIDADES ESPORTIVAS APROPRIADAS PARA AS PESSOAS IDOSAS         

          Pela dificuldade de se indicar qualquer tipo de modalidade esportiva para determinada faixa etária, parte-se do principio das aptidões físicas gerais utilizadas na idade e a capacidade de adaptação da atividade aos participantes. Quem praticou determinada modalidade esportiva por toda a vida, pode a principio ter bons aproveitamentos técnicos e táticos, levando em consideração o grau de experiência motora e capacidade de estimar a capacidade de competição de seus limites físicos. Abordada sob este ângulo a prática esportiva não tem limite de idade nem de sexo, depende simplesmente da associação do programa de treinamento às características particulares de cada indivíduo, segundo os princípios que regem o treinamento.

2.3 BENEFÍCIOS SOCIAIS E PSICOLÓGICOS DA PRÁTICA ESPORTIVA NA TERCEIRA IDADE

          Uma das principais suposições em torno do tema e que freqüentemente é externada, é de que a pratica da atividade esportiva pode ser um meio eficiente contra o isolamento social, contribuindo para a redução de doenças psíquicas relacionadas ao isolamento. O esporte poderá compensar especialmente a diminuição das relações sociais por vezes principiadas pela aposentadoria, sendo que é necessária a busca de atividades gratificantes e motivadoras que ocupem ao menos uma parte do dia dos idosos e que os ajudem a superar estados anímicos baixos e depressões, além de fazer com que se sintam úteis e ativos. Por outro lado, fazer com que sirvam de ponto de referência e como vinculo de união entre os participantes e o meio para integrar-se a um grupo social, haja vista também que as pessoas praticam esporte em qualquer idade sendo consideradas mais extrovertidas. Assim, o esporte pode oferecer uma certa substituição do status e do orgulho determinado muito tempo pela atividade ou profissão.
Por este ângulo o rendimento esportivo tem um benefício de formar uma nova “identidade” subjetiva, atuando contra a decorrente redução da capacidade de rendimento durante a senescência e principalmente em uma sociedade onde as pessoas são avaliadas por sua capacidade de desempenho. O esporte por seu posicionamento ativo, não se limita a si, tendo a possibilidade também de se expressar em outras áreas da vida.
Mantendo um posicionamento positivo em relação ao próprio corpo, ao movimento e a saúde, exprimindo ótimas concepções da própria saúde e da sua capacidade de rendimento, sendo que o esporte não é só diretamente saudável, ele é também a confirmação de uma atitude positiva diante da vida. Nas expectativas descritas acima foram encontradas muitas relações positivas, especialmente quanto ao bem estar subjetivo, o próprio estado de saúde e seu rendimento, a disponibilidade para contatos sociais, melhora na auto-estima, melhora também nas capacidades intelectuais como a memória e a concentração.
Portanto, os efeitos psicológicos e sociais que uma atividade esportiva pode ter na velhice, mais a relação do praticante e da sua relação ao meio, estão associados à atividade esportiva em si, visto que desta forma não haveria influência do esporte sobre a personalidade de uma pessoa idosa. Os motivos pelos quais os idosos aderem a prática esportiva são aos que já praticavam desde jovem, no prazer pelo movimento e nos que não praticavam, o motivo é o benefício para a saúde.






Ingen kommentarer:

Send en kommentar